Discute-se desde algum tempo a conveniência da educação física na tenra idade. Apesar das restrições que se fazem para determinadas atividades, a criança naturalmente desenvolve atividades físicas tão logo nasce. A diferença se encontra na orientação dessas atividades respeitando idade. A orientação de um profissional de educação física poderá dar a essa criança condições de melhor desenvolver seu aparelho sensório motor.
A criança estimulada e percebendo os avanços e as melhoras orgânicas que consegue, passa também a dar respostas intelectivas em outras aéreas com maior naturalidade. Evidente que não se está falando em direcionamento para esta ou aquela modalidade esportiva, mas, para o auto-conhecimento do corpo como um aparelho que precisa ser cuidado. Essa será a mais significativa contribuição para esse ser em desenvolvimento, a consciência de que o seu corpo.
A presença de um profissional de educação física transforma aquilo que se convencionou chamar de recreação em uma atividade que não se prende apenas ao lúdico, mas também, a auxiliar no desenvolvimento da criança, com a correção de postura, respiração e, sobretudo, a coordenação sensório-motora, todas com reflexos para toda a sua vida.
Infelizmente, poucas são as instituições de ensino que se serve de profissionais de educação física já nas fases iniciais de desenvolvimento da criança.
Marco Antonio Veiga CREF-MT 996-P
Fotos do blog Educação Criativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário