O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o convite para ser o principal orador de um evento da Frente Ampla, coalizão de esquerda no poder no Uruguai desde 2005. Segundo informações citadas pela Agência Ansa, o objetivo do evento, que acontecerá em 25 de março na Esplanada Municipal, em Montevidéu (Uruguai), é comemorar os 40 anos do primeiro ato público realizado pela Frente Ampla. Além do Brasil, entre as delegações estrangeiras estarão Argentina, Chile, Venezuela, Cuba e Porto Rico.
Lula teria comunicado aos representantes da Frente Ampla que estaria disposto a comparecer à celebração, conforme informações que a agência coletou do jornal uruguaio La República, os detalhes da participação do ex-presidente estão sendo ajustados.
Além de um discurso do presidente da Frente Ampla, Jorge Brovetto, o evento tem prevista uma homenagem a José Artigas, militar que combateu tropas espanholas e portuguesas no século XIX. A exibição de um vídeo que resume em oito minutos a história da coalizão, fundada em 5 de fevereiro de 1971, também está prevista.
Inicialmente, a imprensa local tinha divulgado que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que seria o orador. Segundo o jornal Últimas Notícias, a escolha de Chávez tinha acontecido porque a intenção da Frente Ampla era ter uma destacada figura internacional de esquerda. No site do partido, no entanto, não há menção em relação à participação de Lula e Chávez no evento. Fonte: IG.
Nenhum comentário:
Postar um comentário