Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Imprescindíveis!



Ouve-se no rádio, na TV, nos jornais e internet alguns pronunciamentos que podem ser taxados como perigosos.
Existem algumas situações que alguns segmentos chegam a propor medidas que são típicas de um golpe contra as instituições e a democracia.

“Regra não se muda com a bola rolando”. Isso já aconteceu e foi o estopim para vários acontecimentos que se sucederiam, cujo intuito, dissimulado, foi frear as reformas e os avanços sociais que estavam sendo implementados.

Curiosamente, existe certa prática das elites em apagar ou reduzir a importância de determinados fatos ocorridos, quando não for possível desvirtuar e apresentá-lo as novas gerações com outra roupagem.

Toda essa cortina de fumaça vai tornando a percepção de realidade um pouco menor, senão confusa e habilmente explorado para impor aos menos esclarecidos temor em relação a mudanças.

Foi assim com a tentativa de impedir a posse do vice-presidente João Goulart, lembram ou leram?

Quantas histórias se contaram e tantas verdades que ficaram trancadas nas gavetas e acabaram desconhecidas das novas gerações?

Era preciso que os dogmas e verdades oficiais prevalecessem.

A luta pela legalidade nada mais foi do que -apenas – exigir que cumprissem aquilo que a legislação brasileira assegurava.

Mas, se perguntar para muitos qual o significado desse clamor social pelo respeito ao resultado das urnas e das causas motivadoras, talvez um ou outro tenha ouvido falar.

O desfecho com a posse do vice-presidente ao cargo de comandante supremo da nação ocorreu pelo destemor e por haver lideranças que estavam dispostas a ir a luta, ao sacrifício extremo.

Não era vontade e nem será pedido que se bradem aos quatro cantos o nome deste ou daquele destemido que chamou a sociedade para a defesa das instituições e da legalidade. Interessa que esse legado não seja esquecido pelas novas gerações – simplesmente – por que foi minorizado em valor nos livros da história oficial.

Creio, que esses que se pronunciam favoravelmente a ressurgimento de instrumentos nocivos às liberdades e que podem ter nas propriedades corrosiva das falas o ácido que pode fazer sucumbir aos pilares do estado democrático de direito. São tão ou mais perversos quanto aqueles que no limiar da década de 1960 manipularam favoravelmente a instalação do estado de exceção.

É possível, sim.

Quando se tem fé e determinação podemos todos, se transformar em bastião da legalidade, ainda que ressoem uivos de hienas tentando fazer de seu fadário um escárnio as lutas e conquistas populares.

Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK