Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A DEMOCRACIA



  O regime democrático é aquele que se aperfeiçoa com o tempo, com a participação, com a vivência. 
Há uma intensa movimentação em todo o país?
As razões ou motivações são as mais diversas. 
Todas possuem a sua legitimidade.
 Nesses dez anos de PT no governo houve significativos avanços.
 Não todos. 
As pessoas mais desavisadas podem até acreditar que tudo está errado.
 O simples fato de poderem manifestar-se diz o contrário e muito dessa condição se deve aos que lutaram pela redemocratização e outro tanto aos que estão imbuídos na construção de uma nação de livres.
 Existem exageros ou exagerados? Em qualquer lugar, ou situação, podem haver aqueles que se excedem, o que não tira a legitimidade dos movimentos surgidos das bases. Várias reflexões esse movimento irá ocasionar, mas sem dúvida, apesar da intenção da direita em capitalizar para si méritos que não possui, mais uma vez, a sociedade manifesta-se em prol de ideais que indicam um caminho para a melhor distribuição de renda, de respeito à cidadania e da inclusão social.
 E o PT pode ser contra?
 Nunca foi. 
Basta observar o número de moradias construídas, do número de pessoas que estão tendo acesso à universidade, ao trabalho e o valor do salário mínimo.
 Vale lembrar que antes de todo esse movimento, a presidenta Dilma já determinava a redução de carga tributária para que fosse repassado aos preços das tarifas de transporte.
 Demorou a ação dos governos locais em exigir que esses percentuais se materializassem. As razões precisam ser analisas, caso por caso. A grande verdade é que pela primeira vez na história existe uma preocupação com a construção de uma política pública para o transporte de pessoas.
 Me dirão que isso só será construído por causa desse movimento?
 Existe verdade nisso.
 São as demandas nascidas da sociedade e ninguém melhor que os movimentos populares para o dizerem, que possuem a legitimidade para proporem mudanças, correções e direcionamentos.
 E a direita? 
Apenas quer se aproveitar para se tirar dos ataúdes aquelas criaturas sanguinolentas que não possuem a mínima intenção de adotar melhor distribuição dos benefícios do desenvolvimento.
 Sabem o que pensam do Bolsa família e de outros programas sociais? 
Veja quanta ironia. 
Afinal, quem tem a mesa farta, por certo não irá gostar de falar da necessidade de comida. 
E o que devemos fazer com eles?
 Nada. 
Viver na democracia impõe que aprendamos a conviver com aqueles que pensam e agem de modo diverso ao que consideramos apropriados. 
Resta, por fim, parabenizar aos que foram às ruas e pacificamente puderam manifestar o que pensam e o que gostariam que se realize para um Brasil com qualidade de vida. Saibam quem está verdadeiramente ao lado dos movimentos e das classes populares.
Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK