Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Manifestantes pedem justiça em frente a antiga sede do DOPS em Porto Alegre


Alexandre Haubrich (texto, especial para Sul21) e Ramiro Furquim (fotos)

Organizado pelo Comitê Carlos de Ré, um ato no fim da tarde desta quinta-feira intensificou a luta por Memória, Verdade e Justiça. Entre gritos que exigiam punição aos torturadores e assassinos que agiram em nome da Ditadura Militar brasileira, jovens gaúchos de diversas organizações, especialmente da juventude do PT e do PSOL e do movimento Juntos, estiveram em frente à antiga sede do DOPS na rua Santo Antônio, em Porto Alegre. Foram cerca de duzentas pessoas mobilizadas e presentes.
O vereador Pedro Ruas, coordenador do Comitê Gaúcho, puxou a manifestação, sempre ao lado da também vereadora Fernanda Melchionna e do ex governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra. Foi Olívio quem colou no chão o primeiro dos cartazes que apontavam aquela rua como local de torturas durante a Ditadura. “Aqui, nessa rua, pessoas foram torturadas e mortas durante a Ditadura Militar no Brasil! Os assassinos estão livres. Exigimos punição!”, diziam os cartazes.
“Verás que um filho teu não foge à luta” era a frase que contornava a foto de Dilma Rousseff no cartaz mais presente entre os manifestantes. Não uma foto qualquer. A imagem que estava no centro dos cartazes era a famosa e representativa foto da Dilma presa política, não da Dilma presidenta.
As marcações e divulgação dos locais onde a Ditadura Militar e os agentes que atuaram sob ela cometeram seus maiores crimes já são uma tradição em outros países da América Latina, assim como o desagravo público a esses agentes. Com o avanço do debate em torno da Comissão da Verdade no Brasil, alguns movimentos sociais têm usado essa fórmula para chamar a atenção da população para a História de seus vizinhos, como aconteceu recentemente em atos que se espalharam pelo Brasil.









A mobilização aconteceu justamente no dia em que foram anunciados os nomes dos integrantes da Comissão da Verdade.
Veja mais fotos da mobilização, registradas pelo fotógrafo do Sul21 Ramiro Furquim:

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK