Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

sábado, 16 de junho de 2012

Rio+20: um desafio de todos


TRATA-SE DE UM GRANDE DESAFIO QUE NÃO PODE MAIS AGUARDAR PARA SER ENFRENTADO, VISTO QUE OS SINAIS DE QUE ESTAMOS DIANTE DE UMA SITUAÇÃO LIMITE SÃO MUITO MAIS CLAROS DO QUE HÁ 20 ANOS 
José Dirceu
Mesmo diante do pessimismo que a ronda desde suas reuniões preparatórias, no começo deste ano, a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, iniciou-se em um clima de esperança e crença de que a inovação e a utilização de novas tecnologias são as peças-chave para que se encontrem alternativas que permitam às gerações futuras viverem em um mundo melhor.
É certo que a Rio+20 acontece em um momento crítico para as nações desenvolvidas, mergulhadas em uma crise financeira que lhes tira do foco a conferência e a disposição para assumirem compromissos maiores para com o desenvolvimento sustentável, o que justifica, em partes, a sensação de que a cúpula será esvaziada.

As nações em desenvolvimento, em especial a China, também estão cautelosas em comprometer-se com metas ambiciosas que possam arrefecer o seu crescimento. Contudo, é justamente esse impasse, que aponta não haver contexto favorável para a tomada de grandes decisões, o principal motivo pelo qual devemos atualizar nossa visão, discutir possibilidades, propor metas e ações que nos coloquem nos trilhos do desenvolvimento sustentável.
Trata-se de um grande desafio que não pode mais aguardar para ser enfrentado, visto que os sinais de que estamos diante de uma situação limite são muito mais claros do que há 20 anos.
O que temos hoje a nosso favor, além de maior mobilização social em torno das temáticas que serão debatidas, é a consciência de que a alternativa a esse novo paradigma de desenvolvimento que pretendemos tem o campo da Ciência, Tecnologia e Inovação como principal aliado.
A questão central agora não se refere mais a o que fazer, mas, sim, em como fazer, e as respostas a essa pergunta passarão certamente por temas como economia verde, biotecnologia, química verde e novos padrões de produção que envolvam processos mais eficientes, limpos e seguros.
"O futuro que queremos" —título com o qual foi pré batizado o documento final da Rio+20, em que serão apontadas as metas de desenvolvimento sustentável para as nações— já está sendo desenhado por essas áreas do conhecimento. As nações devem acreditar e invistir nesse caminho, uma vez que, para lidar com questões como redução do consumo de energia, diminuição ou substituição de produtos químicos perigosos e a destinação de resíduos, o acesso à tecnologia e inovação é imprescindível.
Ao contrário do pensamento corrente de que esse novo modelo de desenvolvimento é muito dispendioso, especialistas vêm alertando para o fato de oferecerem mais oportunidades do que dificuldades. Tratamento de resíduos, produção de biocombustíveis e reciclagem são exemplos de atividades nas quais essas oportunidades já são largamente aproveitadas.
No Brasil, o setor de biocombustíveis emprega 889 mil pessoas. Na China, o setor de energia solar emprega 800 mil. A projeção é que 1,3 milhão de novos empregos possam ser criados no setor de energia renovável até 2020. No agronegócio, também temos exemplos de sucesso da aplicação da química verde, por exemplo, na cadeia produtiva de cana-de-açúcar.
Em palestra sobre Química Verde e oportunidades, proferida no segundo dia da Rio+20, o professor José Vítor Bomtempo Martins afirmou que processos inovadores estão oferecendo grande contribuição à bioindústria brasileira. Porém, ressalta ele, a internalização de novas tecnologias é fundamental para que o Brasil mantenha sua vantagem competitiva e acompanhe a bioindústria do futuro.
O Brasil tem credenciais e voz ativa nos debates, pois já está buscando nesta seara as soluções para os seus problemas de desenvolvimento. Além disso, temos uma matriz energética mais limpa que a de muitos países, grandes áreas preservadas de florestas e um patrimônio invejável de biodiversidade.
Claro que ainda temos um longo trajeto a percorrer. Precisamos evoluir mais e investir massivamente em Educação, Ciência e Tecnologia, para que nosso imenso potencial seja adequadamente aproveitado, de forma sustentável —com crescimento, inclusão social e proteção ao meio ambiente.
Como bem esclareceu a presidenta, Dilma Rousseff, ao dar boas-vindas aos participantes da conferência, o meio ambiente faz parte da visão de incluir e crescer, pois em cada uma delas está imbuído o sentido de preservar e conservar.
A Rio+20, mesmo com toda a divergência acerca de seus possíveis resultados, sem dúvida, já nos oferece um saldo muito positivo ao levantar questões que nos ajudam a pensar em propostas e diretrizes que, cada vez mais, farão parte da agenda da sustentabilidade.

Vamos acompanhar e trabalhar para que o desafio seja abraçado por todos e para que os resultados superem as expectativas, apontando horizontes mais esperançosos para o futuro do planeta e das próximas gerações.
José Dirceu, 66, é advogado, ex-ministro da Casa Civil e membro do Diretório Nacional do PT
http://brasil247.com/pt/247/ecologia/65028/Rio20-um-desafio-de-todos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK