Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

"Sempre, em todas as oportunidades, me neguei a tratar o MST como caso de polícia. O MST não é um caso de polícia. "

"No meu governo, eu não darei margem para Eldorado dos Carajás, porque isso também é uma questão de direitos humanos!"
DILMA ROUSSEFF
CLIQUE PARA AMPLIAR

Nas eleições de 1994 um ponto marcante de um debate político foi a pergunta feita ao então candidato Olívio Dutra sobre o MSTque aqui reproduzimos pescado da tese de Doutorado na ECA, USP - Maio de 1996 de Christa Liselote Berger Kuschick, Universidade Federal do Rio Grande do Sul:

"ZH: Se for eleito governador, o senhor certamente se defrontará com a ocupação de terras. Qual seria a sua posição neste caso? O Estado mobilizaria a Brigada Militar para providenciar a desocupação?

Olívio: Primeiro nós evitaríamos esta situação, estabelecendo uma relação de respeito, transparência e negociação com o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, com o movimento dos pequenos produtores rurais. A partir desta relação de transparência, nós iríamos evitar qualquer situação extrema. Mas certamente não iríamos colocar a polícia lá, só porque recebemos uma ordem e está na Constituição. (Jornal da Eleição, 6 nov.1994, p.5)"




Esta pergunta, acrescida da afirmativa de que Olívio não iria respeitar decisões da justiça foi repetida - exaustivamente - em outros debates até pelo candidato opositor se tornou uma das razões que especialistas apontam pela derrota de Olívio naquelas eleições.

Muito bem, menos de 2 anos depois, em 17 de abril de 1996, ocorria Eldorado dos Carajás, segundo descrição do wikipédia:

"O Massacre de Eldorado dos Carajás foi a morte de dezenove sem-terra que ocorreu em 17 de abril de 1996 no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, Brasil decorrente da ação da polícia do estado do Pará.

Dezenove sem-terra foram mortos pela Polícia Militar do Estado do Pará. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras, principalmente as da Fazenda Macaxeira. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local, porque estariam obstruindo a rodovia PA-150, que liga a capital do estado Belém ao sul do estado.


Cruz marca o local do massacre em Eldorado dos Carajás

O episódio se deu no governo de Almir Gabriel, o então governador. A ordem para a ação policial partiu do Secretário de Segurança do Pará, Paulo Sette Câmara, que declarou, depois do ocorrido, que autorizara "usar a força necessária, inclusive atirar". De acordo com os sem-terra ouvidos pela imprensa na época, os policiais chegaram ao local jogando bombas de gás lacrimogêneo. Os sem-terra revidaram com foices, facões, paus e pedras. A polícia, acuada pelo revide inesperado, recuou atirando - primeiramente para o alto, e depois, como os sem-terra não se intimidaram e continuaram o ataque, a policia atirou na direção dos manifestantes. Dezenove pessoas morreram na hora, outras duas morreram anos depois, vítimas das seqüelas, e outras sessenta e sete ficaram feridas.

Segundo o legista Nelson Massini, que fez a perícia dos corpos, pelo menos 10 sem-terra foram executados. Sete lavradores foram mortos por instrumentos cortantes, como foices e facões."

O que Olívio pregava em sua resposta, e agora reafirmado por DILMA ROUSSEFF, é que movimento social NÃO É CASO DE POLÍCIA!

Claro que não houve auto-crítica dos envolvidos no que chamo "incentivo de morte anunciada", nem por parte dos profissionais da imprensa, nem por parte do então (época do massacre) governador do estado, que estava muito ocupado em vender as empresas do Esdado do Rio Grande do Sul, segundo o conhecido receituário neo-liberal, que em debate direto entre os candidatos ao 2º turno das eleições 1994 reiterou a pergunta ao adversário.


GUERRILHEIROS VIRTU@IS saúdam mais uma vez a DILMA ROUSSEFF, nossa presidentA eleita!
VIVA O MST
VIVA OS MOVIMENTOS SOCIAIS


Luiz Antonio Franke Settineri - SAROBA

P.S.: VIVA OLÍVIO DUTRA!

Discurso DILMA: Brasília Confidencial;
Charge: Latuff;
Fotio dilma avó: rede;
Tese da DRª. Christa;
Descrição Massacre: Wikipédia;
Fotos: Campanha eleitoral 1989 - LULA E BISOL em Encruziliada Natalino - Berço MST. Fotos deste GUERRILHEIRO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK