Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

quinta-feira, 14 de abril de 2011

REFORMA ELEITORAL




Hoje quero contar a história de um aprendiz que era muito dedicado. Todo dia chegava mais cedo. Meticulosamente conferia cada um dos componentes. Sabia com precisão as medidas e as repetia diariamente chegando à exaustão.

E, esperava pacientemente que se produzisse algo novo. A fantasia como de qualquer iniciante era de que se fizesse com mais esmero o resultado poderia ser outro, mesmo utilizando os mesmos componentes.

Os anos foram passando e o jovenzinho fez-se homem, deixou de ser aprendiz e passou a ser o mestre e os anos sucediam-se inapelavelmente, enquanto ele, não desistia. Nesse altura o cabelo farto que tinha se desfez e aqueles que sobraram empalideceram pelo tempo.

Por fim, a senilidade talvez o tenha trazido a razão e passou a rir de todas as inteligências que bradavam em alto e bom som por reformas apegados a velha fórmula que o acompanhou ao longo da vida.

Me perdoem, caso tenha me excedido, mas alguém pode acreditar que o Poder Legislativo, mesmo com os poucos “novos” integrantes sejam capazes de implantar mudanças que signifiquem ameaças ou perdas para aquela elite que insiste na tese de que a República era um projeto apenas para mandar embora D. Pedro II, e, não contra os costumes e a tradição, entre as quais, a hereditariedade, a vitaliciedade e outras coisas que aqueles com muita “idade” no legislativo apegaram-se os tendo como seus.



Entre tantas fábulas que se conhece, talvez, quem sabe mais esta venha a fazer parte do imaginário popular e um dia um matuto ponha-se a pontear na viola essa tragicomédia, que embora seja hilária nos faz rir da própria dor:

“Lá no alto, bem no alto, naquele planalto tem tantas histórias para se contar, é preciso muita paciência, calma e prudência para a rima não te complicar. Permitam-me bater em retirada, porém, essa história de reforma está muito mal contada e o povo na hora certa, vai mostrar”

Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK