Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

quinta-feira, 11 de julho de 2013

PÚBLICO & PRIVADO


Nessa conversa mole que se espalha de que tudo o que é privatizado melhora, recordo que o transporte de passageiros, desde muito tempo, vem sendo operado pela iniciativa privada através do sistema de concessões. 
Considero até inadequado a utilização da expressão transporte público, uma vez que de público, no sentido do bem comum, não existe nada.
Quando se trata de operação, sem qualquer dúvida, esses setores com apetite, glutões, são extremamente habilidosos em tangenciar que não é apenas a tarifa que é cara, apesar da desoneração fiscal promovida pelo governo Dilma, sobretudo que faltam linhas, ônibus, ou quando existem, estão superlotados. 
Imagine você, se a saúde for transferida para a iniciativa privada como querem através das OSSs? 
 Acredita que esses pseudo-empresários que são verdadeiros donos das “Organizações Sociais” não haveriam de buscar “eliminar” despesas para que a rentabilidade do negócio fosse melhor? O modelo é sempre de uma empresa privada é mostrado como exemplar. 
O sistema que diz que tudo é mantido pelas indústrias com escolas maravilhosas, cursos, capacitação, qualidade de vida sem qualquer participação do Estado.
Esquecem de apresentar a verdadeira conta. Existe dinheiro público nesse negócio. 
Observe o quanto é deduzido, quanto é captado em incentivos fiscais, portanto, todos nós, de alguma forma estamos pagando essa conta. 
 E, não se trata apenas de boa-vontade do setor, mas um investimento na qualificação da sua mão-de-obra para que lucrem mais. 
Dizem que as escolas privadas são melhores, mas, é incompreensível por, apesar de todas as críticas que a elite brasileira formada na escola privada procure exatamente as universidades públicas. Estranho, né? 
  E dizem barbaridades das Universidades Públicas. 
 Para o bem da maioria, os governos Lula e Dilma instituíram o PROUNI que procura contrabalancear, equilibrar mesmo, o acesso aos cursos superiores, mediante um sistema de permite ao filho ou filha de trabalhador ingressar na faculdade. 
Imagine você, se essa onda de que tudo o que é privado é bom conseguisse – esse é seu objetivo – desmontar o Estado e transformar tudo em privado?
Na verdade quem ia ficar privado é o menos aquinhoado de bens e capitais. 
Antes de qualquer coisa o setor privado quer se livrar da responsabilidade de contribuir socialmente para que, pelo menos, uma parcela daquilo que lucram seja transformado em bem ou serviço público. Encolher o Estado significa isso: menor responsabilidade e maior campo para o “desenvolvimento” de um patrimônio de poucos. 
 Temos muitas imperfeições, é verdade, as quais precisam ser saneadas. 
Contudo, quem acredita que aumentando o lucro ou campo de atividade do patrão, este, bondosamente venha dividir os benefícios com todos os seus “colaboradores”? 
 Lembro-me, daquela história de que “vamos fazer crescer o bolo, para, depois, dar a todos uma fatia maior”.  
 O bolo cresceu e teve gente que viu os cabelos ou perderem-se ou tornarem brancos, sem que recebessem a tão almejada fatia do bolo. 
  Somos um Estado com muitas contradições, a igualitarização de direitos defendida pelo Partido dos Trabalhadores é a forma mais racional e humana de superar demandas historicamente reprimidas. 
 Não devemos esquecer que existem dois lados: o daqueles que objetivam com a atividade obter lucros e aumentar seu capital e aqueles que com seu trabalho e esforço buscam melhorar a condição de vida. Privatizar pode significar também, privar.
Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK