Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

sábado, 28 de maio de 2011

"QUANDO UM MURO SEPARA, UMA PONTE UNE!"


Lá na curva do tempo, algumas memórias encontram-se guardados preciosidades.

Empoeirados e envelhecidos jornais, registros fonográficos e audiovisuais contam uma história de lutas pela liberdade.
O tempo na sua jornada contínua segue seu fadário.
Novos desdobramentos não diluem a importância da luta daquele momento.
Nem, passadas mais algumas décadas, reduzir o significado desse “I Encontro de Blogueiros do Rio Grande do Sul”. Pode ser que lá pelas tantas, “a gauchada desfralde outras bandeiras”, mas, no grande livro das lutas pela liberdade e pela afirmação democrática do direito aos meios de comunicação pode não estar nomes, conterá, no entanto, o seu DNA na formação de uma maior sensibilização da sociedade para os novos rumos que as tecnologias da informação podem oferecer.
Ninguém pode negar e tenho afirmado que o novo que pede passagem.
Segundo Marx a história é cíclica e, certamente estamos adentrando naquele que é essencial o acesso e o domínio das tecnologias da informação para o efetivo exercício da cidadania.

Cada um, do seu jeito, está a semear.
Sei que são bons semeadores e que não se cansam da jornada, nem lamentam do seu ofício.
Compreendemos o temor daqueles que pertencem ao ciclo que ora está se encerrando.
É natural.


Talvez, o temor seja maior porque deixaram as páginas, as vozes e imagens daqueles que algum tempo atrás lutaram pelo direito da liberdade das comunicações serem “quase!” esquecidas.
O temor, certamente, seja que nós os esqueçamos. Tomando a lição marxista da história, podemos assegurar que não vamos esquecê-los.
Queremos mais.
Buscamos fragmentos de todos os tempos e os tratamos como nossos “tesouros”, pois compreendemos que somente teremos a verdadeira noção de liberdade quando tivermos a percepção, a compreensão total de como ela foi gerida ao longo do tempo.

Assim, diria que “entre um trago de canha e um causo e outro” estamos reverenciando todos aqueles que nos antecederam nos processos de produção de informação para o exercício da cidadania e da conquista da liberdade.


Hoje, “imprimimos!”, digitamos algumas linhas da história que está a se construir no Rio Grande do Sul acerca da democratização dos meios de comunicação.
Não somos o rebenque, tampouco seremos o lombo que “serenamente” aguarda o próximo golpe. Aprendemos a ser vigilantes.
Apesar de todas as inúmeras divergências que temos, livres de qualquer processo de homogeneização, possuímos consciência de que as causas comuns nos unem.
Nesse momento, em cada Estado há um blogueiro atento ao que estamos decidindo aqui no Rio Grande do Sul.
O saber de cada um dos participantes podem ser tratados como centelhas de luz a iluminar, a apontar para novos caminhos e, sobretudo, para contribuir para a efetivação dos direitos sociais assegurados na Constituição de 1988, pois, não há significado na liberdade se não for capaz de dignificar a pessoa humana.
Deste modo, vamos à luta com nossos ouvidos atentos, vozes que não omitem e dedos ágeis para teclar em nossos blogues aquilo que a Inteligência e o livre arbítrio são capazes de produzir.

Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK