Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

sábado, 18 de junho de 2011

LIBERDADE, LIBERDADE...

LIBERDADE............

Perambulei por este país expondo idéias.
Ninguém me parou. Nem tentaram me prender.
Elogiei, critiquei, denunciei tanta coisa.
Cada linha que escrevia, imaginava a situação de algumas décadas atrás, onde antes de ganhar as ruas, as palavras eram “interpretadas” e sofriam um processo de pasteurização, de mutilação e descaracterização, as vezes, total da mensagem.
Não tive nada disso.
Ninguém me censurou, claro, já recebi críticas que são naturais num processo plural e de livre externalização de opiniões e, por isso, os embates tendem a ser mais acirrados, ou pelo menos, menos eventuais.
Sou livre e nem sempre percebia a dimensão que essa condição leva.
Talvez devido a ser liberdade ser atualmente no Brasil, um fato natural.
As pessoas nascem para a liberdade e o Estado-tutor tem o dever de zelar para que essa condição-direito não seja tolhida.
Nesses anos de governo petista, pode-se orgulhar de que em dois mandatos do Presidente Lula não houve vontade, nem ameaça as liberdades de expressão.
Jornais, revistas, TVs fizeram o seu trabalho, muitas vezes, atuando inclusive, contra o governo e nem por isso foram censurados ou perseguidos.

Nem haverá, certamente com a Presidenta Dilma.
Quando falo em liberdade não é apenas a questão de ser preso, responsabilizado mas, como uma condição de existir e de se afirmar com pessoa, titular de direitos e deveres, numa sociedade a qual deve prestar serviços com objetivos de ter os benefícios do desenvolvimento e não apenas ser a força motriz.

A dimensão que se tem de um encontro nacional de blogueiros ainda não pode ser estimada. Dificilmente será.
O fato é que esse novo processo de informação e produção de conhecimentos dinamizou e superou a dimensão espaço-tempo, permitindo a mensagem quase que instantânea, em todo o Brasil, permitindo que o leitor interaja concordando ou discordando do pensamento externado.

Os blogs tem um processo de construção coletiva: começa com o blogueiro pescando informações e noticias, produzindo texto e conclui-se com o leitor interagindo e postando suas observações. Os meios tradicionais de informação ainda não conseguiram se ajustar a essa tendência.
Então eu me pergunto, somos então o filho, o fruto da liberdade?
Do fim da censura?
E por isso temos no DNA esse desejo de sempre ir além das “velhas receitas”?
Certamente, somos os blogs são os primogênitos desse novo tempo de liberdade.
Hilda Suzana Veiga Settineri
A família tende a ser grande e cada um terá o direito de moldar o seu caráter com os elementos de personalidade característicos. Somos, portanto, o irmão mais velho das tecnologias da informação a serviço da liberdade e temos o dever de dar bons exemplos e de cultuar a liberdade em cada linha de pensamento e de ação.

Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK