Não temos nada a colocar em relação às palestras proferidas, difícil mesmo é escolher a que foi melhor. A que nos enriqueceu mais.
Mas não só de flores que iremos falar:
Primeiro – Nas próprias palestras nossa participação foi terceirizada! Nem perguntas diretas podíamos formular.
Resultado: quando quero formular um questionamento gosto de baseá-lo em premissas, em coisas que foram ditas ou não ditas e daí elaborar.
Escrever não permite as ênfases que temos em nossas cabeças – RESULTADO não fiz nenhuma pergunta, não que não as tivesse, e tenho certeza de não ter sido o único a ter se omitido por este motivo.
Segundo – e, a meu ver, o principal, não foi um encontro mundial DE blogueiros e sim um encontro mundial PARA blogueiros: não foi reservado espaço para a troca de experiências diretas entre os blogueiros dos diversos estados e países que se fizeram presentes.
O que o próximo evento deverá proporcionar, mesmo que se delimitem temas, são reuniões – com tradução simultânea – entre os participantes.
Onde as experiências possam ser trocadas, do dia-a-dia mesmo, aquelas que nos afligem neste novo modo de informar, as questões técnicas, as questões de censura, de perseguição política, de perseguição judicial e o escambau!
Terceiro ficou um pouco chato ter algumas atividades, festivas ou não, sem acesso para a ‘choldra’! Sou ‘sujo’ e não considero ninguém mais ou menos ‘sujo’ que eu. São pequenas coisas que fazem grande diferença – até para ‘gente diferenciada’!
Mas no geral creio que todos gostaram muito de nosso Iº Encontro Mundial, inclusive a Carta do Encontro que circula pelas mídias sociais e que repercussões positivas ao nosso movimento tem gerado blogosfera afora. Temos certeza que o IIº será melhor ainda!
P.S.: Registro especial de reconhecimento à participação simpática e cativante dos alunos da Florestan Fernandes que nos brindaram com sua alegria e disposição de luta com algo, que mesmo não planejado pela organização, deixou a todos maravilhados. Em breve GUERRILHEIROS VIRTU@IS postarão vídeo com a participação deles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário