Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O olhar real sobre Fortaleza - #blogmundofoz

Luiz Edgard Cartaxo de Arruda Jr. Memorialista e editor do Blog da Dilma em Fortaleza - cartaxoarrudajr@gmail.com
"A gestão popular tem o seu foco voltado para os subúrbios e periferia o terceiro maior destino turístico do país"
É necessário o debate público acerca das políticas desenvolvidas na cidade. Mas essa discussão precisa ser qualificada, os argumentos devem ser substantivos e nunca farelos adjetivados.
O sociólogo João Arruda, mordido pela mosca azul, tem propalado em artigos que a administração de Fortaleza nada planeja e realiza. Se fosse uma tese acadêmica, seria fulminada por desconhecer fatos que se encontram ao olhar e tato de qualquer flanar pela cidade. É certo que o olhar professoral espelha o senso das elites incomodadas. A gestão popular tem o seu foco voltado para os subúrbios e periferia; a população mais carente que hoje começa a ser reconhecida como cidadãos de direitos.

Essa clareza de análise deveria ocupar as mentes sociológicas; e não teorizar em nevoas freudianas. O Fortalezense não anda a delirar quando reconhece os feitos realizados pela administração popular de Luizianne: o Cuca não é uma miragem babilônica; a Vila do Mar não é uma ilha deserta inalcançável; a política de habitação popular não é impalpável; a renovação da frota do transporte coletivo e a tarifa social das passagens não é um trem bala japonês; o hospital da mulher em fase de conclusão não é inexistente; nem a ampliação dos postos de atendimento médico e contratação de equipes de saúde da família podem se traduzir em um filme de ficção. A ampliação da rede pública de educação; a duplicação das creches, com alimentação exemplar; a informatização, instalação de bibliotecas e qualificação dos professores não é algo que possam vedar aos olhos.
E até a alegria e o lazer popular foi revigorada, com adoção da valorização histórico-cultural, tendo marcos como a revitalização do centro histórico da cidade, o resgate da Praça dos Mártires no Passeio Público, a restauração do Palácio do Bispo. A urbanização dos parques e das lagoas que adornam a cidade e a preservação ambiental das dunas e mangues. E sem falar na festa das luzes e fogos do Réveillon da Fortaleza Bela até então inexistentes.
Talvez muito do que foi realizado venha a explicar as razões de Fortaleza ser hoje a cidade brasileira com o terceiro maior destino turístico do país; solução econômica que gera emprego e renda, utilizada como prioridade por vários países do mundo .
Agora, doutor, falar em violência, na crise da saúde pública e do alastramento das drogas e criminalidade, vai muito além dos horizontes da gestão municipal. Essas são as chamadas questões nacionais. E, para passar longe de delírios, me poupo em falar da nova paisagem arquitetônica projetada para a Beira-Mar e Praia de Iracema.Publicado no Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK