Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

"Se a imprensa tradicional tivesse tanto poder quanto pensa teria elegido o presidente dela", diz Maria Frô #blogmundofoz

Esmael Morais, Carlos Latuff, Maria Inês Nassif, Daniel Bezerra, Maria Frô e Leandro Fortes integraram a mesa de debate sobre a mídia brasileira
A tarde da último dia do Encontro Mundial de Blogueiros foi marcada por intensos debates sobre a América Latina e o Brasil
As Experiências no Brasil, mesa composta por Leandro Fortes, Jornalista da Revista CartaCapital e responsável pelo blog "Brasília, Eu Vi"; Esmael Morais, do blog do Esmael; Conceição Oliveira, do blog Maria Frô; e Carlos Latuff, cartunista. O debate foi mediado pela articulista do Carta Maior, Maria Inês Nassif e pelo blogueiro do Ceará, Daniel Bezerra(Blog da Dilma).
Quem abriu a conversa foi o cartunista Latuff, ele começou criticando o fato de a abertura oficial do evento ter acontecido no Mirante Central de Itaipu, “eu achei isso uma merda sem tamanho, estamos discutindo a construção de Belo Monte e viemos aqui aplaudir uma barragem?”. Latuff falou ainda sobre sua experiência com os ativistas do Oriente Médio. E Defendeu a independência política e comercial dos blogueiros. “Blogueiro bom é blogueiro Independente”.

A blogueira Conceição de Oliveira, carinhosamente chamada de Maria Frô (nome do blog dela), começou sua participação no debate pedindo para que todos os blogueiros presentes aplaudissem o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Pouco antes de começar a mesa, veio a notícia de que Lula estava internado com um câncer na laringe, o fato abalou muitos dos participantes,entre eles, Maria Frô.
Ela seguiu falando sobre as falácias construídas pela mídia tradicional sobre fatos históricos importantes e citou o último caso do ex-ministro dos esportes Orlando Silva como uma das tantas “armadilhas” que a imprensa tradicional já fez contra o governo Dilma. “Se essa mídia nojenta tivesse tanto poder quanto estão dizendo que ela tem, ela teria elegido o presidente dela”
Em seguida o blogueiro paranaense Esmael Morais (Blog do Esmael), contou sua experiência sobre a censura feita pelo atual governador do Paraná, Beto Richa, durante as eleições presidenciais. O blog do Esmael foi retirado do ar por mais de uma vez e a comunidade da internet, principalmente no Twitter, pediram o fim da censura. Ele afirmou por várias vezes “a presidente Dilma foi sequestrada por esta mídia tradicional e é nosso papel resgatá-la”.
A última participação da mesa foi do jornalista da CartaCapital, Leandro Fortes, que contou sua trajetória enquanto profissional da mídia tradicional e também sua experiência como jornalista da mídia de esquerda e blogueiro. Defendeu o trabalho voluntário dos blogueiros e “explicou” a função do jornalista neste novo processo da comunicação.
Fortes ressaltou ainda a importância da participação popular no jornalismo e principalmente a atuação dos blogueiros. Citou a coletiva de imprensa que o ex-presidente Lula fez apenas com blogueiros como uma atitude ousada e fundamental para o processo de transição das redações. O jornalista enfatizou a mudança do papel da profissão que antes tinha acesso exclusivo às informações e hoje perdeu este “cargo” de única fonte. “Antes o jornalista escrevia para o leitor, hoje ele escreve com o leitor”, concluiu. Fonte: ClikFoz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK