Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

quinta-feira, 22 de março de 2012

Onde esta a agua de nosso planeta?




Seqüestro de água

É comum depararmos com artigos, anúncios ou propagandas com o tema “Água”. Normalmente induzindo a uma forma de economizar a água, fechando a torneira, não lavando calçadas, verificando vazamentos, e etc.
É notório que o volume de água vem a cada ano diminuindo e já existem previsões da mais variadas credibilidades, em relação ao tempo restante para que o planeta Terra adote o racionamento de água, o que já acontece em diversos países.
É possível identificar vários fatores aos quais podemos atribuir à redução de recurso hídrico do planeta:
O desmatamento de forma irresponsável, visando aumento considerável dos lucros, sem se preocupar com o meio em que vivemos, seja por formação de pastagens ou comércio de madeira;
A produção de lixo que por sua vez quando não tratado com os devidos cuidados, tende á contribuir para a contaminação dos lençóis freáticos;
O aumento da temperatura, provocado pela redução ou falhas na camada de ozônio e etc.
Sempre que tratamos de assunto referente ao meio ambiente, procuramos de forma coerente, apontar um responsável ou culpado para um determinado problema e não o somos diferentes em relação à água que vem ocupando um espaço onde a preocupação pela sua falta, aumenta a cada dia.
Partindo pelo princípio da evaporação, entendo que são necessárias algumas etapas para que ela aconteça, e sinceramente não acho que ao deixarmos de lavar uma calçada ou usando uma menor quantidade de água em nossa casa “economizando” estaremos contribuindo para que não falte no futuro, pois, ao enchermos nossas caixas de água estaremos impossibilitando que participe do processo de evaporação, ou seja, na realidade estamos literalmente seqüestrando-a se analisarmos de forma lógica, não é possível que o volume de água permaneça o mesmo quando a cada dia são vendidos milhares de caixas de água de diversos tamanhos e capacidade de armazenamento e provavelmente a maior parte da água que estamos vendo sumir, está guardada nelas.

Para melhor entender, se pararmos o tempo neste exato momento, a minha caixa de 1000 litros está cheia, imagine quantas caixas temos em nosso bairro; e em nossa cidade? agora imagine toda esta agua que temos "neste momento dentro das caixas de água" sendo devolvida a natureza...
Precisamos fazer um levantamento estatístico sobre este aspecto.
Somos quantos milhões de pessoas guardando milhares de litros por dia e sem permitir que participe do processo de evaporação e se transforme em chuva enchendo novamente nossos rios e lagos e regando nossas plantações.

Zé Carlos
Enviado por Zé Carlos em 28/04/2009
Reeditado em 22/12/2010
Código do texto: T1563935

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK