Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

domingo, 16 de janeiro de 2011

A tragédia na mídia do PIG

A tragédia da região serrana do Rio me traz à lembrança o acidente aéreo com o avião da TAM, em São Paulo. O Presidente Lula foi culpado pela queda do avião. Foi assim, dessa maneira, que a mídia do PIG e os abestalhados resumiram aquela tragédia. Eles não podiam perder qualquer oportunidade para tentar evitar a reeleição de Lula em 2006. Não importava que o avião tenha tido problemas mecânicos, manetes em posição errada, que tenha havido falha humana, só interessava manchar a imagem do presidente Lula. A tragédia na região serrana do RJ está seguindo esse caminho: culpam o Lula ou é culpa da presidenta Dilma.
Mas há vários culpados por essa tragédia, vários, e são outros. Os responsáveis pelo aquecimento global; os prefeitos que permitiram e continuam permitindo grandes e pequenas construções nas encostas do morro; os deputados, senadores, vereadores, governadores, geólogos, geógrafos, engenheiros, construtoras e moradores que sabiam do risco de acarretar essa tragédia, mas não se importaram. Os ricos queriam morar em lugares paradisíacos, cercados de morros, vegetação, com muito oxigênio e sem poluição. As construtoras não se importaram em avaliar os riscos do terreno inclinado e dos solos frágeis, o impacto dos desmatamentos feitos para essas suntuosas construções nas encostas dos morro. Se o fizeram e sabiam dos riscos não se importaram porque iriam ganhar muito dinheiro, e apenas torcer para que não houvesse uma precipitação com um volume tão intenso. Desafiaram a natureza. Os mais pobres que constroem nas encostas dos morros fazem isso por ignorância, por falta de opção de moradia, e torcem para que nada lhes aconteça. A grande maioria das pessoas assiste às tragédias e catástrofes imaginando sempre que aquilo não vai acontecer a elas. As tragédias de Angra e de Niterói em 2010 não lhes serviram de alerta nem para que tivessem medo de morar em áreas de risco. Houve uma mudança muito significativa do clima no mundo, resultando em muitas e maiores tempestades a cada ano, mas muitos ainda não acreditam que isso é culpa da ganância dos países mais ricos, principais responsáveis pelo aquecimento global. Os ricos e insensatos desafiam a natureza e os mais pobres pagam caro, pagam com muitas vidas.
Muitos políticos brasileiros são cúmplices dessas tragédias. Na calada da noite fazem leis que agridem ainda mais o meio ambiente: diminuem as mata ciliares, as várzeas, e legalizam áreas de risco para moradias. Em 2009 e 2010 eu não vi nenhum senador ou deputado lá no Congresso Nacional cobrar ou propor projetos de leis para evitar tragédias como essa no Rio. Ao contrário. O mesmo aconteceu nas ALs estaduais. Mas o presidente Lula, juntamente com então ministra Dilma, hoje nossa presidente, apresentou o programa Minha Casa Minha vida: 1 milhão de moradias justamente para atender pessoas que estavam morando em áreas de risco. Foram os únicos que fizeram algo de concreto, os únicos que pensaram no povo, e no entanto hoje aparecem na mídia do PIG e nos blogs dos abestalhados como os culpados pela tragédia. O que vimos no Congresso foram discursos e mais discursos inflamados de ódio contra o governo Lula, vimos obstruções de votações importantes para melhor a vida do povo brasileiro e do país, vimos chantagens pelo poder. Por que os nobres senadores e deputados não apresentaram um projeto de lei proibindo construir e morar nas encostas dos morros? Porque isso salva vidas mas tira votos, é uma medida impopular. Áreas de riscos têm que permanecer intocadas, sem a presença do ser humano. Façam uma lei para valer: quem construir em áreas de risco, em áreas de proteção ambiental e em áreas de mananciais será multado e terá seu imóvel derrubado.
A mídia do PIG, tão palpiteira quando acontecem as tragédias, também não cobrou responsabilidade, atitudes e leis dos nossos nobres congressistas. E muito menos fizeram matérias sobre as imponentes construções em áreas de riscos. Só lhe importava investigar por que o ex-presidente Lula estava hospedado no Forte dos Andradas, e depois investigar outro problema que aflige milhões de brasileiros: os passaportes diplomáticos concedidos pelo Itamaraty aos seus filhos. E se o ex-presidente Lula tivesse baixado um decreto com essas proibições, a mídia imediatamente iria falar em autoritarismo, em ditadura da esquerda, em impeachment, a OAB iria contestar o decreto no STF, a oposição diria que isso tem de ser decidido no Congresso, que o Executivo atropelou o Legislativo, blá, blá, blá. São Paulo vive também uma tragédia, com alagamentos, enchentes, mortes. Mas a culpa em SP, para a mídia do PIG, é de São Pedro, que está nos castigando com esse volume imenso de chuvas. A cidade está imunda, lixo e entulhos são jogados nas ruas e lá permanecem. Os bueiros estão entupidos, bastam 10 minutos de chuva para São Paulo virar um caos. Os rios estão entupidos de lixo, o assoreamento é visível. Mas Serra, Alckmin e Kassab são poupados, ao invés de serem acusados de irresponsabilidade, incompetência e negligência. Afinal, eles são do PSDB/DEM, oposição ao governo Lula, ao PT, ao governo Dilma, e a mídia tem que preservar a oposição.
Jussara Seixas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK