Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A BUSCA PELA IGUALDADE



A Constituição de 1988 estabeleceu a igualdade legal ou jurídica, no entanto, na prática existem diferenças assombrosas entre os direitos possíveis.
 O trabalhador “normal”, compreendido pelo cidadão comum tem doze salários anuais, mais o décimo terceiro. 
Por estranhos desígnios no parlamento brasileiro essa não era a regra. Havia mais dois salários por ano.
 A senadora do PT do Paraná, Gleisi   Hoffman, em sintonia com o clamor popular pela moralidade apresentou um projeto de lei extinguindo a ajuda de custo tratada como décimo quarto e décimo quinto salário, por ser equivalente a remuneração mensal de cada parlamentar.
 Gleisi Hoffman atualmente é ministra da Casa Civil do governo da Presidenta Dilma.
 Desde a apresentação do projeto e sua aprovação gerou expectativas, mas, com o apoio da bancada petista nas duas casas legislativas e da base aliada, finalmente foi aprovado e precisará apenas a promulgação pelo legislativo brasileiro.
 Assim, os parlamentares terão direito a ajuda no primeiro e no último mês de seu mandato e deverá ser empregada para custear as despesas de mudança e transporte.
 Evidente que o projeto ocasionou desconforto em políticos tradicionais e adeptos da utilização dessa vantagem em seus mandatos mas, chegou-se finalmente ao ato que dá um tom mais transparente, moral e ético a remuneração parlamentar. 
Dirão os mais afoitos: é pouco.
 Pode ser, mas é o início e novamente com o Partido dos Trabalhadores tomando a vanguarda.
 Parabéns, a senadora, Gleisi Hoffman, nossa atual ministra da Casa Civil, aos deputados e senadores que compreenderam a mensagem da população brasileira e consignaram esse avanço legislativo e moral ao parlamento brasileiro.
 Precisa-se mais atos como esse para que nossas instituições sejam fortalecidas e a democracia finque definitivamente raízes neste país e afaste da vida pública aqueles cuja voracidade pelas vantagens da atividade faz com que trabalhem pelo enriquecimento próprio.
 É sem dúvida um passo para a igualdade tão buscada entre trabalhadores, públicos e privados e chegará ainda o momento em que o mandato será entendido como uma forma de prestação de serviço a sociedade e não de obtenção de vantagens ou riquezas. 

Hilda Suzana Veiga Settineri

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

DILMA, O PT E AS MULHERES



O Partido dos Trabalhadores é aquele que mais evolui em termos de participação efetiva da mulher em todos os espaços da política partidária. 
Avançamos sempre. 
É estatutária a cota de 50% de mulheres a partir do próximo PED
Isso aos poucos vai chegando aos mandatos ocupados por petistas.
 São conquistas que inegavelmente reforçam aquela frase de que “lugar de mulher, também é na política”. 
Sem revanchismo. 
É o momento da afirmação além do discurso.
 Petistas estão realizando atos, organizando encontros, plenárias, etc, todos voltados a discutir temas relacionados à mulher, a política e as lutas ainda a ser empreendidas.
 A eleição da presidenta Dilma foi um marco.
 É certo.
 Nesse momento as petistas querem discutir o que representou em conquistas para as mulheres o fato de ter uma presidenta da nação.
 E mais ainda, querem contribuir para ir além. 
Mulher petista é de luta e sabe que não se recebe, mas se conquista avanços. 
A situação atual é melhor que anteriormente, o que não significa que esteja tudo perfeito e consolidado
O grande desafio das mulheres é constituir quadros para estarem presentes nas próximas eleições em 2014 e darem sustentação para a reeleição da presidenta Dilma, fortalecer o Partido dos Trabalhadores e ampliar a representação feminina nas casas legislativas e governos estaduais.
 O desafio é hercúleo.
 Quando o PT ousou apresentar a candidatura de Dilma a presidência também era e ninguém fugiu da luta.
 Cada mulher petista é uma candidata em potencial. 
Tem uma história e sabe o significado do mandato e do compromisso histórico do PT para com as causas dos mais necessitados.
 Antes de finalizar, quero cumprimentar e parabenizar todas aquelas colocaram seus nomes a disposição do Partido e dos eleitores. Elegendo-se ou não, todas, contribuíram decisivamente para a consolidação do processo democrático no Brasil. 
É muito bom ter orgulho em ser uma mulher petista .
VIVA AS MULHERES BRASILEIRAS!
VIVA O BRASIL!
VIVA DILMA ROOUSEFF!

Hilda Suzana Veiga Settineri

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

NÚCLEO PETISTA ECETISTA – NEPE

O Núcleo Petista Ecetista – NEPE, vem sendo constituído em diversos municípios mato-grossenses e neste dia 25 de fevereiro esteve reunido em Cuiabá para deliberar sobre questões pontuais relacionadas ao Partido dos Trabalhadores, a política interna dos Correios, discutir e oferecer soluções que possam contribuir para avanços, garantia de direitos conquistados e melhorias que podem ser implantadas. O NEPE não é sindicato, nem associação representativa de categoria, mas de petistas que são funcionários da empresa de Correios e que se reúnem para influir positivamente nas políticas internas. Trata-se de uma experiência muito valorosa e que está fortalecendo o PT e seus princípios, que é a organização de trabalhadores em torno da luta de conquista de direitos.  Além de Cuiabá, o NEPE já está constituído em Rondonópolis e outras cidades estão em processo de constituição. Esse é o PT que os trabalhadores desejam, dando voz e poder para que se organizem, discutam, influam e contribuam com seu esforço para avanços na sua área de atuação.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O ALCAIDE E O LIXO URBANO





O Município de Cuiabá alardeia o encaminhamento da desejada  - por todos – coleta seletiva. Omite, no entanto, que o destino do material coletado continua a ser comum, ou seja, o superado e condenado Aterro Sanitário. Democraticamente deveria estar se esforçando para apresentar e discutir com a sociedade uma proposta viável e sustentável ambientalmente.  Seguidamente a imprensa tem estampado problemas na coleta ou na destinação e tratamento do lixo coletado diariamente. Ora se mostram cenas de locais inadequados onde a terceirizada supostamente lançou o material ou que a população cansada de esperar o serviço público procurou lotes baldios e abandonados para fazer ali um verdadeiro lixão.  A tomada de decisão por parte do alcaide evitará com esse sistema aterros a formação de material que coloca em risco o meio ambiente, seja pelo vazamento do chorume que é um dos problemas mais visíveis e por outro lado, na desativação e o soterramento que se formem depósitos de biogás e que possa mais tarde dar origem a explosões, supostamente como ocorreu no Morro do Bumba. O alcaide reluta em tomar decisões e se mostra contraditório em relação ao seu discurso de campanha. Cuiabá é uma das cidades sede da Copa de 2014 e, se não bastasse isso, encontra-se situada às margens do Rio Cuiabá, um dos contribuintes para a formação do complexo pantaneiro.  Assim, os problemas que ocorrem nos córregos e nascentes vão se somando e acabam ganhando volume e atingindo esse importante bem natural. O lixo coletado nas ruas é a ponta visível do problema, pois ainda precisa ser analisado a situação daquelas empresas que lançam diretamente no solo ou no sistema de esgoto óleo e outros produtos químicos utilizados em suas atividades. Na administração sinistra de seu antecessor o Município já havia assinado Termo de Ajustamento de Conduta – TAC e certamente, não cumpriu e não vai cumprir tão cedo. Não se pode esquecer que houve um período de transição em que o antigo e o atual alcaide trocaram informações através de uma equipe comum, portanto, o problema não é novidade ao atual gestor.  Só falta agora pretender que se estenda, prorrogue ou adie indefinidamente o cumprimento. Será que o alcaide vai amarelar? Devo dizer que o meio ambiente saudável e equilibrado é um direito do cidadão, garantido constitucionalmente e o conjunto protegido contempla o chamado núcleo de direitos difusos sob a tutela do Estado. Não há que se omitir ou postergar direitos fundamentais e por isso, urge respostas rápidas, precisas para que não se comprometam estes itens de maneira irreversível.

Marco Antonio Veiga

História da cachaça


Antigamente no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse. Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou. O que fazer agora? A  saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado. Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo. Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formando no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Daí o nome 'PINGA'. Quando a pinga batia nas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'. Caindo pelos seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar. E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
(História contada no Museu do Homem do Nordeste).

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Jornalista Laurindo Leal Filho participará do WEBFOR 2013

Acesse e divulgue o BLOG DA DILMA Laurindo Leal Filho será um dos palestrantes do WebFor 2013 - Fórum Nacional de Comunicação Digital, em Fortaleza, dias 24, 25 e 26 de maio, que debaterá a "Liberdade de Expressão no Brasil e no Mundo". Apoio: Instituto Ânima, Barão de Itararé, Comitê Gestor de Internet no Brasil(CGI) e Associação Brasileira de Empresas e Empreendedores da Comunicação(ALTERCOM). Conheça um pouco do jornalista Laurindo Leal Filho: Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1972), com mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1990) e pós-doutorado no Goldsmiths College da Universidade de Londres (1995). Publicou os livros "Atrás das Câmeras, relações entre Estado, Cultura e Televisão". "A melhor TV do mundo, o modelo britânico de televisão", "A TV sob controle, a resposta da sociedade ao poder da televisão" e "Vozes de Londres, memórias brasileiras da BBC", além de artigos sobre cultura e comunicação, com ênfase na televisão, em publicações científicas e de divulgação. É professor aposentado da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, diretor e apresentador do programa VerTV exibido pela TV Brasil e pela TV Câmara e colunista da Revista do Brasil e do site Carta Maior. Tem experiência nas áreas de Comunicação e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: política, politicas públicas de comunicação, televisão, televisão pública, rádio e jornalismo. Foi Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da Prefeitura Municipal de São Paulo (gestão Luiza Erundina) e Ouvidor Geral da Empresa Brasil de Comunicação (2009-2011) Inscrições e alojamentos gratuitos pelo e-mail: 
Acesse nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/events/303828803025706/

O PT DE MATO GROSSO SE PREPARA PARA 2014 E 2016



 

Neste sábado, 23/02/2013, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores de Cuiabá-MT, esteve reunido. Várias atividades e temas relacionados a atuação partidária marcaram a reunião.
 O PT de Mato Grosso, desde a recente disputa eleitoral cacifou-se e possui nomes com capacidade a disputar as eleições de 2014, quer para o Executivo Estadual, quer para o Legislativo estadual e federal.
 O próprio presidente do Diretório Estadual, Willian Sampaio, indicou possíveis nomes e ressaltou que existe vários companheiros (as) vindo agregar forças para solidificar as conquistas do PT e dos trabalhadores de Mato Grosso.
 O Diretório Municipal tem se dedicado a reorganizar o partido e ao mesmo tempo, realizar atividades de formação.
 Isso tem sido uma constante.
 A atuação dos parlamentares municipais tem sido elogiosa, marcando posição coerente e de oposição ao atual prefeito de Cuiabá que tem se esmerado em não cumprir aquilo que assumiu em compromissos de campanha.
 Companheiro (a) chegou o momento de vir para dentro do Partido discutir temas atuais e apontar caminhos para as demandas nos três níveis de poder.





 O PT entende que a discussão desses temas não devem se resumir ao período eleitoral e é consenso a necessidade de periodicamente estar se reciclando, assim, haverá o desencadeamento de uma série de reuniões e oficinas temáticas com o objetivo de estar apoiado nossos representantes nos três poderes.
 Queremos que efetivamente o mandato seja do Partido. 
Qualquer detentor de mandato deve ter essa consciência, já reconhecida pela mais alta Corte de Justiça de que o Partido é detentor dos mandatos e aqueles que o ocupam são representes.
 Nesse diapasão as reuniões tem sido avivadas sempre da necessidade de fortalecermos o Partido e o arco de alianças que levará a reeleição da Presidenta Dilma.
 No bom sentido, o Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso, estadual e municipal, estão empreendendo esforços para consolidar as conquistas e ampliar a efetivação de direitos, especialmente das classes sociais mais fragilizadas.
 É necessário o engajamento de todo petista para que se construam estruturas para enfrentar a máquina da direitona reacionária.
 No final das reuniões se percebe o desejo dos militantes em ajudar a construir um Partido mais coeso, forte e ideologicamente compromissados com as causas que historicamente se constituíram em bandeiras.
 Cada cidade ou Estado tem suas características, já que o PT é um partido democrático, plural e defensor da liberdade de pensamento.

Marco Antonio Veiga
Editor do Portal da Dilma MT

sábado, 23 de fevereiro de 2013

A COMUNICAÇÃO E OS BLOGS



 


As comunicações em todos os tempos tiveram papel importante. 
Certamente o episódio historicamente mais conhecido esteja relacionado ao surgimento da Maratona, quando, após a vitória foi solicitado a um mensageiro que fosse à Atenas comunicar a vitória.

 De várias formas as mensagens foram sendo enviadas e recebidas.
 Evoluíram.

 Superaram a dimensão espaço-tempo e chegaram a comunicação virtual. 
Desnecessário dizer que aqueles que transmitem a informação têm um dever quase sacro de fidelidade, embora isso constantemente tenha sido violado.

 Nesse cenário de modernidade e ao mesmo tempo, de uma posse dos meios de comunicação quase feudal, surgiram os blogs.
 Devido a vanguarda e por não estar sujeitos ao controle da “grande” mídia fomos chamados de sujos.

 O Blog da Dilma e outros blogs trataram de mostrar algumas verdades ocultadas pela imprensa tradicional, principalmente no período eleitoral.
 Imagine a revolta dos senhores detentores dos meios de comunicação ao perceberem que estava sob risco a sua credibilidade, a capacidade de “criar verdades” e fazer resultados em processo eleitoral. 

 Os blogs e outros meios de comunicação derivados do desenvolvimento passaram a constituir-se em mídias alternativas.
 Crescem. 

Multiplicam-se e atuam pontualmente contra a criação artificial de verdades.
 A grande rede de blogs tem um alcance midiático inimaginável e se tornou um centro de discussão e formação de opinião. 
  Sempre fomos defensores da liberdade de expressão e também da responsabilidade por aquilo que afirmamos.

 Blogueiro livre jamais vai defender a censura ou aceitar meias-verdades, dissimulações ou utilização a construção de personalidades a serviço de causas obscuras.
 Os encontros que tem sido realizado pelas mídias alternativas discutem os mais variados temas com o propósito de contribuir para o encaminhamento de soluções a dilemas ou ao atendimento de necessidades, além de socializar a experiência de cada blogueiro com os demais.

 Desde a última eleição presidencial podemos afirmar, sem qualquer medo, que somos formadores de opinião – não manipuladores – e, por isso, é difícil dizer quem não visitou um blog ou outra ferramenta das tecnologias de informação.
 As pessoas querem ler, querem ouvir, ver e saber que aqueles que transmitem a informação possuem compromisso com a verdade e não compromisso com os detentores dos meios de comunicação tradicionais, muitas vezes, vinculados a estranhos compromissos.

 O Blog da Dilma sente-se envaidecido de ter colaborado com o desenvolvimento desse novo e livre meio de informação.

Hilda Suzana Veiga Settineri

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

A blogueira da CIA & a Liberdade de Expressão!

Enquanto parte da esquerda se preocupava com a vinda da blogueira da Cia ao Brasil, querendo mostrar sua indignação, nossa Liberdade de Expressão sofria duro golpe.

Transvestido em decisão judiciária que defendia 'direito de imagem', o judiciário paulista (sempre o paulista) reinventa a Censura.
Não atacam sites mais estruturados, como O Sensacionalista que tem link para a plim-plim, ou o Piauí Herald - ligado ao Estadão, que igualmente lhes fazem chacota, atacam blogueiros, como os da 'Falha', sem estrutura para defenderem-se de suas bancas de advocacias milionárias.
Na Universidade, lançamos o "Arreio no Ovo", ironizando o maior jornal à época que era o correio do povo, ultrapassado e quase extinto pela ZH que cresceu com a ditadura militar.
Também causamos polêmica naquela época e a notícia que circulou era que uma das muitas besteiras gráficas colocadas na edição tinha cachorrinhos, creio, e alguém contou e achou 11.
Pronto: surgiu o boato que fazíamos apologia do Grupo dos onze - do Brizolla.
Estávamos à época, em uma cruel e desumana ditadura.
O que impressiona hoje é que temos inclusive na constituição federal artigo que proíbe a censura, mas ela se disfarça e vem - de mãos dadas com um judiciário pouco transparente - e assume as rédeas novamente.
Nada contra ou a favor da blogueira subsidiada pelos barões midiáticos e a inteligência americana (ei, isto existe?? Kkk) - muito antes pelo contrário.
O que me preocupa é vermos a tal Liberdade de Expressão ser vilipendiada e a blogosfera ficar à mercê dos 'donos' da informação.

Nossa liberdade de colocar 'o outro lado' para ser avaliado como informação é recente e nos é muito cara.
Conclamo aos companheiros para que apoiemos o pessoal da 'Falha', para que possam recorrer desta sentença absurda.

Luiz Antonio Franke Settineri - SAROBA
Charges: Latuff & Lili

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ESSE PT...




Nesses 33 anos de PT há muito que se comemorar ou alguém não se lembra de como terminou o governo FHC?
 Pela primeira vez na história do Brasil um presidente eleito foi chamado para dar o aval, já que o presidente de direito e de fato, não gozava de credibilidade junto aos organismos internacionais. Só isso bastaria para indicar o significado desses 33 anos de PT e os 10 anos de governos petistas na presidência da República. Já nos rotularam de tudo.  Tivemos que vencer a tentativa de se imporem pelo medo, o que é compreensível, pois como filhotes do regime de exceção conservaram as práticas para serem empregadas “suavemente” como tática de campanha. 
Ontem não houve apenas um ato comemorativo aos 33 anos de PT e de 10 anos de governos presidenciais petistas. Em todo o Brasil ocorreram comemorações por chefes de famílias que ao colocarem a chave na fechadura de sua residência lembraram quantos anos de suas vidas tiveram de pagar aluguéis e morar em lugares, muitas vezes, improvisados. Celebraram também, estudantes que freqüentam cursos superiores, filhos de pais que sempre desejaram cursar uma faculdade, mas não tinham condições e o acesso ao financiamento era lhes impossível. Não posso esquecer da dona de casa que com o salário mínimo superior a 100 dólares possibilita uma mesa nutricionalmente equilibrada e que os governos anteriores negaram sob o pretexto de que quebraria as empresas. Chute. Quem trouxe a Copa do Mundo ao Brasil? As 12 cidades sedes estão se tornando canteiro de obras, gerando emprego e renda e no pós Copa estes bens também estarão disponíveis para a melhoria da qualidade de vida das populações locais. Não serão apenas para a Copa. Esportivamente analise quais as razões que levaram o Brasil a ser escolhido para sediar a Olimpíada de 2016?
 Estradas, aeroportos e portos passam por um processo contínuo de aprimoramento para enfrentar os desafios de um país moderno.
 Tem percalços?

 Lógico.
 Imagine uma casa desarrumada. Desde os primeiros atos tudo é desafio e organizar muitas vezes, pode não produzir aquilo que se desejava.
 Imagine então se o PT tivesse pegado o país organizado, planejado para o desenvolvimento?
 Por certo, estaríamos a anos-luz a frente.
 Agora vindo do “aquém do além” diria a personagem do vampiro brasileiro tenta-se metamorfosear de novo o antigo e não tem o menor pudor, se preciso de alimentar-se do esforço de trabalhadores.
 Velho discurso encampado pelos golpistas que empunham dissimulados a defesa da tradição, família e propriedade como se nós, trabalhadores não tivéssemos história, nem família e que fossemos avessos ao respeito a lei e a ordem, tudo na tentativa de legitimar o direito dos sem-terras, dos sem-tetos em reivindicar o acesso a esses bens.
 Somos um Partido democrático e por isso, entre nós, existem opiniões diferentes em temas atuais. 
Seriamos iguais aos que combatemos na ditadura se pasteurizássemos suas opiniões.
Zé Dirceu & Enio
 No PT há espaço para todos e todos serão respeitados.
 Aprendemos e praticamos que mais importante que nossas diferenças, são as causas que nos unem.
 Isso nos torna fortes, coesos e vibrantes, algo que apavora aqueles de cabeça pequena e bico grande, emplumados e seletos. 
 Bah! Esse PT tem sido muito comemorado.

Fotos, surrupiadas do Facebook do Enio (@Enio_PTrem)

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK