Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A BUSCA PELA IGUALDADE



A Constituição de 1988 estabeleceu a igualdade legal ou jurídica, no entanto, na prática existem diferenças assombrosas entre os direitos possíveis.
 O trabalhador “normal”, compreendido pelo cidadão comum tem doze salários anuais, mais o décimo terceiro. 
Por estranhos desígnios no parlamento brasileiro essa não era a regra. Havia mais dois salários por ano.
 A senadora do PT do Paraná, Gleisi   Hoffman, em sintonia com o clamor popular pela moralidade apresentou um projeto de lei extinguindo a ajuda de custo tratada como décimo quarto e décimo quinto salário, por ser equivalente a remuneração mensal de cada parlamentar.
 Gleisi Hoffman atualmente é ministra da Casa Civil do governo da Presidenta Dilma.
 Desde a apresentação do projeto e sua aprovação gerou expectativas, mas, com o apoio da bancada petista nas duas casas legislativas e da base aliada, finalmente foi aprovado e precisará apenas a promulgação pelo legislativo brasileiro.
 Assim, os parlamentares terão direito a ajuda no primeiro e no último mês de seu mandato e deverá ser empregada para custear as despesas de mudança e transporte.
 Evidente que o projeto ocasionou desconforto em políticos tradicionais e adeptos da utilização dessa vantagem em seus mandatos mas, chegou-se finalmente ao ato que dá um tom mais transparente, moral e ético a remuneração parlamentar. 
Dirão os mais afoitos: é pouco.
 Pode ser, mas é o início e novamente com o Partido dos Trabalhadores tomando a vanguarda.
 Parabéns, a senadora, Gleisi Hoffman, nossa atual ministra da Casa Civil, aos deputados e senadores que compreenderam a mensagem da população brasileira e consignaram esse avanço legislativo e moral ao parlamento brasileiro.
 Precisa-se mais atos como esse para que nossas instituições sejam fortalecidas e a democracia finque definitivamente raízes neste país e afaste da vida pública aqueles cuja voracidade pelas vantagens da atividade faz com que trabalhem pelo enriquecimento próprio.
 É sem dúvida um passo para a igualdade tão buscada entre trabalhadores, públicos e privados e chegará ainda o momento em que o mandato será entendido como uma forma de prestação de serviço a sociedade e não de obtenção de vantagens ou riquezas. 

Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK