Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

O ALCAIDE E O LIXO URBANO





O Município de Cuiabá alardeia o encaminhamento da desejada  - por todos – coleta seletiva. Omite, no entanto, que o destino do material coletado continua a ser comum, ou seja, o superado e condenado Aterro Sanitário. Democraticamente deveria estar se esforçando para apresentar e discutir com a sociedade uma proposta viável e sustentável ambientalmente.  Seguidamente a imprensa tem estampado problemas na coleta ou na destinação e tratamento do lixo coletado diariamente. Ora se mostram cenas de locais inadequados onde a terceirizada supostamente lançou o material ou que a população cansada de esperar o serviço público procurou lotes baldios e abandonados para fazer ali um verdadeiro lixão.  A tomada de decisão por parte do alcaide evitará com esse sistema aterros a formação de material que coloca em risco o meio ambiente, seja pelo vazamento do chorume que é um dos problemas mais visíveis e por outro lado, na desativação e o soterramento que se formem depósitos de biogás e que possa mais tarde dar origem a explosões, supostamente como ocorreu no Morro do Bumba. O alcaide reluta em tomar decisões e se mostra contraditório em relação ao seu discurso de campanha. Cuiabá é uma das cidades sede da Copa de 2014 e, se não bastasse isso, encontra-se situada às margens do Rio Cuiabá, um dos contribuintes para a formação do complexo pantaneiro.  Assim, os problemas que ocorrem nos córregos e nascentes vão se somando e acabam ganhando volume e atingindo esse importante bem natural. O lixo coletado nas ruas é a ponta visível do problema, pois ainda precisa ser analisado a situação daquelas empresas que lançam diretamente no solo ou no sistema de esgoto óleo e outros produtos químicos utilizados em suas atividades. Na administração sinistra de seu antecessor o Município já havia assinado Termo de Ajustamento de Conduta – TAC e certamente, não cumpriu e não vai cumprir tão cedo. Não se pode esquecer que houve um período de transição em que o antigo e o atual alcaide trocaram informações através de uma equipe comum, portanto, o problema não é novidade ao atual gestor.  Só falta agora pretender que se estenda, prorrogue ou adie indefinidamente o cumprimento. Será que o alcaide vai amarelar? Devo dizer que o meio ambiente saudável e equilibrado é um direito do cidadão, garantido constitucionalmente e o conjunto protegido contempla o chamado núcleo de direitos difusos sob a tutela do Estado. Não há que se omitir ou postergar direitos fundamentais e por isso, urge respostas rápidas, precisas para que não se comprometam estes itens de maneira irreversível.

Marco Antonio Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK