Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

AGRICULTURA FAMILIAR




Nem sempre se compreende o significado da agricultura familiar no Brasil.

Talvez fique mais claro no momento em que se vai ao mercado comprar gêneros alimentícios, desses que não commodities mas, fazem parte da dieta alimentar do brasileiro.

Além é claro, do papel social que tem em dar emprego, sustento para famílias e colaborar para a sustentabilidade ambiental.

A agricultura familiar é realizada em pequenas propriedades mesmo assim, grande parte dos alimentos que chegam a mesa do brasileiro são dali originários.

O preço que tanto apavora deriva do mercado que livre estabelece o preço através da relação entre oferta e a demanda, como a produção ainda não é suficiente e pode sofrer com efeitos da sazonalidade, naturalmente, ocorrem variações, algumas bastante agressivas.

O governo da Presidenta Dilma, seguindo o programa de campanha e fiel aos compromissos do Partido dos Trabalhadores, irá manter as linhas de incentivo oferecidas e ampliar, quando possível, para que o produtor rural permaneça no campo, junto com sua família e, de lá, dê a sua mais importante contribuição para o país: produzindo alimentos.

Há muito que ser feito nesse sentido, desde a efetivação de uma política de regularização fundiária, para que menos brasileiros lutem pela terra e mais brasileiros lutem para tirar da terra frutos tão necessários para que o país continue a cuidar bem de sua gente.

Apesar de não haver uma ruptura do modelo com a transição de governo, ainda assim, é um novo governo e precisa de um tempo, para que se programem todas as proposições discutidas com a sociedade durante a campanha.

As primeiras impressões do governo Dilma Roussef têm sido amplamente positivas, sem pestanejar, tem enfrentado os desafios discutindo com a sociedade e implementando as medidas mais simples e efetivas.

O Congresso Nacional também recentemente teve a posse dos novos deputados federais e senadores da república e, é preciso que se observe como se darão as relações entre estes dois importantes Poderes da União.

O que não se deve esquecer é que a agricultura familiar é prioridade, porque a vocação da terra é produzir alimentos para o homem.

Sendo assim, há que se encontrar meios que permitam não apenas de valorizar a produção mas, também o produtor.

o governo Dilma deve capitanear as ações a serem desenvolvidas em conjunto com Estados e Municípios, por isso é fundamental a definição de uma política para a agricultura familiar, fazendo com que todos os entes federativos ajam sinergicamente.

Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK