Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

domingo, 12 de dezembro de 2010

REPENSAR VELHOS DESAFIOS!


A história do Brasil relata alguns episódios onde a má-governança levaram a uma situação, na gestão seguinte, de aparente caos.

Isso ocorreu com a energia elétrica e uma série de blackout que levaram o país a temer por novos investimentos ante a insegurança em relação a este meio essencial ao desenvolvimento.

A idéia de apagão tem origem nesses fatos. No momento em que o país aumenta a sua capacidade de produção, expande tanto qualitativa quanto qualitativa e com isso, ganha mercados, eis que surge a dúvida sobre um eventual apagão logístico.

A palavra logística indica uma estrutura de suporte e abastecimento, muito comum nas campanhas militares e que foi incorporada ao planejamento pela iniciativa privada e posteriormente também, pelos Estados.

Toda essa celeuma decorre da situação da malha viária do país, e, principalmente de estados grandes produtores de grãos como Mato Grosso. No entanto, o que se observa é um alarde infundado.

As estradas estão sendo melhoradas e, sendo criadas outras opções para o escoamento da produção, como a ferrovia, por exemplo.

Mas, não se deve esquecer ainda, a série de projetos de utilização da capacidade hidroviária brasileira que se encontra em estudos.

Evidente que, havendo um aumento de produção podem ocorrer situações que precise e muito de estratégias para evitar a formação de gargalos, não se justificando exageros desses temores. Por outro lado, evidencia que o país deve ensejar junto ao campo uma política de silos e armazéns, nas regiões produtoras, para servirem de reguladores de mercado.

Apesar do governo Dilma ser uma seqüência do modelo implantado por Lula, ainda assim, é preciso paciência, imagino, alguns meses, para que toda a engrenagem se ajuste e funcione adequada e suficientemente para atender aos interesses da nação brasileira.

O que marcou o governo Lula foi a adoção de soluções simples, objetivas e executáveis, essa será também a tônica das decisões que a presidente Dilma implementará ao seu estilo de comando.

Não haverá surpresas, nem soluções mágicas, mas, a utilização da ponderação e da razoabilidade para adotar o caminho, a política pública mais adequada.

As soluções de logística de produção não se resolvem isoladamente por Estado, mas integrando-os, para que tanto a produção quanto o abastecimento possam ser atendidos da melhor forma ao interesse público.

Hilda Suzana Veiga Settineri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK