ENTREVISTA:
CLEOFA A ÚLTIMA DA ESQUERDA PARA A DIREITA
Meu nome é Cleofa Marlisa Flach, brasileira, gaúcha, professora aposentada, da Congregação das Irmãs da Divina Providência, missionária no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, desde 1981. Amo este povo que adotei como o meu povo. Amo esta terra que me adotou como filha e cidadã. Participo da executiva municipal do PT-MT. Membro do Fórum Permanente pela Paz, de MT e do Círculo da Paz, de Cuiabá.
2. Por que você sendo uma religiosa gosta e participa da vida política?
. Sou mulher, cidadã, religiosa e profissional na área da educação. Hoje sou educadora popular. Entendo a política como o exercício do bem comum e como tal, sinto-me comprometida com o processo de transformação social. Omitir-me seria compactuar com os tipos de politicagem, corrupção e jogo de interesses que está aí e destrói a dignidade da pessoa humana. Quem alimenta utopias e esperança de melhor qualidade de vida para o povo, precisa participar, engajar-se e lutar para que os valores da ética, da moralidade, da justiça, da cooperação e da solidariedade prevaleçam sobre os contravalores de uma sociedade desigual, injusta e individualista e egoísta. Tenho paixão pela política. Nossa fé deve ser política, encarnada no cotidiano da nossa vida. Tudo passa pela política. Portanto, Fé Política e não Fé e Política. Este é o projeto de Jesus de Nazaré: “Que todos (as) tenham vida e vida em abundância”.(Jo 10,10).
3. Que mensagem vo
cê tem para as pessoas desencantadas com a política (politicagem) e para a nossa juventude?
· Participe, engaje-se, assuma liderança na comunidade, na associação de moradores, no partido político, forme grupo de estudos e debates sobre temas da atualidade, problemas de sua comunidade, do seu município... Assista às reuniões da Câmara Municipal de Vereadores, da Assembléia Legislativa, faça a diferença, una-se com as pessoas de bem. Não podemos ficar como meros expectadores, expectadoras, criticando sem agir. Enquanto os bons não se unem para a ação concreta, o mal continuará prevalecendo sempre. Não diga nunca “eu não gosto de política’, porque você depende dela em todas as circunstâncias de sua vida. “Não gosto de politicagem”, isto sim e faça algo para mudar. “Ninguém pode prender um sonho e impedir alguém de sonhar...”.
4. Quem é Dilma Rousseff para você?
* Dilma representa um dos meus grandes sonhos de participação efetiva da mulher na política. Depois de séculos de um país sempre governado por homens, um perfume novo está no ar. Uma mulher Presidenta da República. Com certeza vai fazer a diferença. Eu acredito nela e na sua história de luta, de coragem, de ousadia, de competência. É uma grande mulher que não vai se curvar ante a prepotência de quem ainda ousa considerar a mulher como o sexo frágil. Quero que todas as energias positivas do universo conspirem a seu favor. Coragem, Dilma, estamos com você!
5. Defina em uma frase LULA.
*IMPOSSÍVEL: Ele fez a diferença. Entre erros e acertos abriu portas e janelas para a participação popular. Em nenhuma época da história o povo chegou tão próximo do Presidente. Foram conferências, congressos, assembléias municipais, estaduais e nacionais que marcaram os dois mandatos. Marcas que deixou e deixa na caminhada: a grande capacidade de ouvir, acolher e dialogar. Com justiça foi reconhecido e condecorado como o “ESTADISTA GLOBAL’.
Pescado do Onça Pintada
Nenhum comentário:
Postar um comentário