Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

segunda-feira, 4 de julho de 2011

DIÁLOGO PETISTA REÚNE TENDÊNCIAS E AFINA DISCURSO

O Diálogo Petista é um canal aberto para a manifestação de pensamento das diversas correntes do Partido dos Trabalhadores.

Neste dia 02 de julho, em Cuiabá, tendo como local a sede do Sindicato dos Bancários, houve um intenso debate onde os presentes expuseram a situação das lutas dos trabalhadores em todo o mundo e com ênfase as travadas no Estado de Mato Grosso e ao município de Cuiabá.

Ainda que a maioria das pessoas não se tenha dado conta, está explodindo uma série de movimentos reivindicatórios em mato Grosso, o que é sintomático. Aponta duas situações que se completam: na primeira as instituições e instrumentos democráticos estão funcionando e de outro, os atuais gestores públicos não conseguem atendem as demandas das classes trabalhadores, o que pode ser entendido como ineficiência.

Não é natural, andar pelo CPA e em cada órgão do Estado ter uma faixa relativa a greve ou alusiva ao estado de greve.

O Diálogo Petista flui também para temas pontuais como a questão da Copa 2014, que é um dos marcos do governo petista do ex-presidente Lula e que tem como uma das subsedes, Cuiabá.

Pontuaram discussões sobre a escolha do VLT já que vão coexistir dois sistemas: o VLT e outro alimentador com ônibus.

Se haverá duas passagens? Qual será o custo dessas passagens? Quem operará o VLT? Será uma empresa pública?

Será realizada uma concessão?

Quais serão os termos desse contrato administrativo?

Ademais, a discussão chegou a questionar qual será a contrapartida para a população em relação as obras da Copa, pois, enquanto se constrói uma área moderna o esporte capenga. Na maioria das escolas não tem quadras cobertas, campos de futebol, nem programas esportivos públicos voltados a formar o cidadão através do esporte. Discorreu-se sobre turismo e cultura, considerando o patrimônio material e imaterial e a ausência de um plano de preservação, tanto que construções históricas estão ruindo no centro da cidade.

A ausência de roteiro turístico, horário de funcionamento dos pontos turísticos que não proporciona condições do trabalhador e sua família visitarem, pois, na sua folga os locais encontram-se fechados.

A saúde veio novamente a tona devido a necessidade de construir um grande hospital público em Cuiabá e que se faz medida urgente. A coleta seletiva do lixo que é compromisso assinado por todas as cidades sedes e a tentativa de se estabelecer um lixão em Cuiabá, produto de um consórcio de mais ou menos quinze cidades.

Ocorre que Cuiabá não consegue resolver o problema do seu lixão, agora está prestes a assumir mais está carga numa bomba-relógio que se não forem tomadas as medidas adequadas pode ser um novo “Morro do Bumba” alusão aos acontecimentos do Rio de Janeiro. A questão da tentativa em andamento de tentarem vender a qualquer custo a SANECAP, enfim, bandeiras mais do que suficientes para ser levantadas e defendidas na eleição de 2012, onde se trabalha para o PT ter finalmente seu candidato próprio, identificado com essas bandeiras e compromissado com as classes trabalhadoras para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK