Durante gerações o sonho da universidade tentou tantos jovens, quantos pais. Não são raras as histórias de endividamento e comprometimento do patrimônio familiar para que o filho cursasse uma faculdade. Não são poucos os casos de jovens que iniciaram a faculdade, trabalhando e pagando suas mensalidades, por vezes, tendo que sacrificar refeições para que o compromisso fosse cumprido e pudesse ao fim, graduar-se. Criou-se uma indústria de cursinhos pré-vestibulares, cara e por isso, toando o acesso ao nível superior ainda mais excludente.
Ao criar o PROUNI o governo petista não resolveu todos os problemas como se utilizasse de uma “varinha mágica”, melhorou sim, as condições de pagamento e de acesso aos cursos e instituições desejadas por aquele que busca a graduação. Lula sabe disso. Dilma é a possibilidade da continuação dessa empreitada de melhoria do acesso e da democratização do ensino superior.
O país depois de muito tempo estagnado cresce anualmente e todos os indicadores nacionais e internacionais sinalizam para um período estável de crescimento econômico. Novas tecnologias estão sendo incorporadas as indústrias e atividades da vida humana e cada vez mas, se torna necessária a qualificação técnica, a especialização da mão-de-obra. O governo petista de Lula, ampliou e modernizou as escolas técnicas em todo o país. Lula sabe que ainda precisa de continuidade. Dilma Presidente é a certeza de que não haverá retrocessos. Novas unidades, cursos e muito mais acesso das camadas populares ao conhecimento. São tantos municípios brasileiros e tantas necessidades tão diversas que será preciso construir em cada um, a escola técnica adequada a sua realidade. É compromisso de Dilma e com o aval de Lula.
por HILDA SUZANA VEIGA SETTINERI
Nenhum comentário:
Postar um comentário