Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

domingo, 4 de julho de 2010

Para o Ibope uma centena é 101

O animalzinho da esquerda representa o Ibope. O da direita, o Datafolha. São ruins de matemática uma barbaridade!


A pesquisa Ibope sobre a intenção de voto para presidente da República, divulgada ontem (03JUL), aponta para o seguinte resultado: empate em 39% entre José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) com 10%, brancos e nulos totalizando 6% e, por fim, indecisos com 7%.

Confira abaixo (ver aqui):
Temos então, para o Ibope, a seguinte operação:

39 + 39 + 10 + 6 + 7 = 100

Pois na minha conta deu o seguinte:

39 + 39 + 10 + 6 + 7 = 101.

E refiz na calculadora.

A porcentagem, todos sabemos desde a séries iniciais, é o valor obtido quando aplicamos uma razão centesimal a um determinado valor. Dito de outra forma, trata-se de uma medida de razão com base 100 (cem). O vocábulo porcentagem, que vem do latim per centum, significando, naturalmente, por cento, a cada centena.

Nessa linha, a porcentagem é um modo de expressar uma proporção entre dois valores, um é a parte e o outro é o inteiro, a partir de uma fração cujo denominador é 100 (cem), ou seja, é dividir um número por 100 (cem).

Quando se diz que um candidato tem 49% da preferência de votos, afirma-se que a preferência é equivalente a 49 unidades em um conjunto universo de 100 unidades. E significa, também, que o restante, ou seja, a fração de 51 unidades que sobraram, pertecem aos demais candidatos nesse universo de 100 unidades. E a soma das unidades da partes deve ser igual ao conjunto universo de 100 unidades, ou seja, uma centena.

Mas para o Ibope, como visto acima, uma centena não é 100, mas 101!

Conclusão: o Ibope, assim com o Datafolha (ver aqui), não se utiliza das regras convencionais que regem a matemática.

Como confiar nessas empresas de pesquisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK