Sonho que as crianças, do mundo todo, possam dormir quentinhas, com suas barriguinhas cheias, longe de toda e qualquer agressão física, sexual, moral ou intelectual e que todas possam usufruir das alegrias de uma infância linda e protegida. Sonho que tenham um futuro maravilhoso. Não só as crianças de hoje, mas também seus filhos, os filhos de seus filhos e também os filhos destes. Sonho com um planeta protegido, com medidas que eliminem a cobiça que destrói nosso porvir!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Câmara reabre os trabalhos com atos de censura

Na sessão de abertura da Câmara Municipal de Cuiabá dessa terça-feira, 2 de agosto, os vereadores deram uma verdadeira demonstração do que é autoritarismo: vetaram qualquer direito de manifestação do vereador Lúdio Cabral (PT).

Os vereadores estão irritados com a repercussão gerada pela aprovação na surdina do Projeto de Lei que viabiliza a privatização da Sanecap, denunciada por Lúdio.

Logo no início da sessão, Lúdio fez a leitura no plenário sobre o requerimento de instalação de uma CPI da Sanecap, já que vereadores e prefeito alegam que a Companhia é inviável.

“Há várias denúncias de irregularidades na gestão da Sanecap, de vários anos. Se ela é inviável mesmo, precisamos saber o porquê. Precisamos saber o que tornou a Sanecap inviável”, justificou o vereador.

O requerimento precisa ter 7 assinaturas para que a CPI seja instaurada. No início da sessão, Lúdio e os vereadores Domingos Sávio (PMDB) e Clóvis Hugueney (PTB) - o Clovito - assinaram o documento, mas Clovito voltou atrás e pediu que a assinatura fosse retirada.

A pauta de votação não previa a discussão sobre o Projeto de Lei que viabiliza a privatização da Sanecap, no entanto, os vereadores falaram das suas posições e citaram, por diversas vezes, o nome do vereador Lúdio, que não teve direito a resposta em nenhuma das “questões de ordem” solicitadas. O vereador Antônio Fernandes (PSDB) chegou a afirmar, durante a sua fala, que Lúdio não falaria. “Todos podem falar sobra a sua posição aqui, até o vereador Lúdio. Quer dizer, hoje o Lúdio não fala, não é presidente?”

Por volta das 9h30, integrantes do Fórum Contra a Privatização da Sanecap chegaram na Câmara, com um grande ato organizado. Alguns integrantes entraram nas galerias, apresentando senhas e submetidos a revista policial, como estabeleceu a Presidência da Câmara ontem, como condição para entrada. Enquanto alguns vereadores defendiam a privatização e criticavam os que acreditam em uma Sanecap bem gerida, mas pública, os manifestante mostraram cartazes chamando-os de “traidores”.

Apesar dos insistentes convites dos manifestantes para dialogar com os vereadores, esses preferiram ignorar o ato e reafirmar suas posições em frente as câmeras do Plenário.


Lúdio tinha em mãos, para leitura na sessão, a “Carta do povo aos vereadores de Cuiabá”, assinada pelo Fórum Contra a Privatização da Sanecap, que reúne centenas de entidades de bairro, trabalhistas, estudantis e sindicais, entre elas a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), União Coxipoense de Associações de Moradores de Bairros (Ucam), Federação Matogrossense das Associações de Moradores de Bairros (Femab) e Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de Cuiabá (Sintaesa).

Como os vereadores não permitiram sua fala, ainda não tomaram conhecimento do teor da carta.

O deputado federal Valtenir Pereira (PSB) também participou do protesto. Com o cartaz que dizia “tornar os serviços públicos ruins é justificativa para privatizar”, Valtenir também solicitou fala durante a sessão e teve o pedido negado pela Mesa Diretora.


Luana Soutos

Assessora de Imprensa

Jornalista DRT 1676/MT

GUERRILHEIROS VIRTU@IS: sequência de fotos

1ª Pode Chegar A Casa É Sua - na fachada do prédio;

2ª Mas Nem Tanto I - funcionário tranca porta de acesso as galerias;

3ª Mas Nem Tanto II - polícia chegando em frente da Câmara Municipal de Cuiabá;

4ª Lúdio Cabral - pescada da rede;

5ª Mas Nem Tanto III - polícia se concentra em garagem frente à Câmara;

6ª Mas Nem Tanto IV - polícia em possição de ataque;

7ª Outro lado I - Deputado Federal Altenir (PSB) na luta;

8ª Outro lado II - Manifestantes chegando à Câmara;

9ª Outro lado III - Manifestantes se organizam;

10ª Imprensa cobrindo os fatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ONÇA PINTADA

UM BLOG ONDE EU POSSA ENSINAR O POUCO QUE SEI E APREENDER MUITO, COM TODOS OS QUE FIZEREM UMA VISITA, NÃO DEIXEM DE COMENTAR, OK