Em reportagem do Fantástico neste domingo, 14 de agosto, a Globo “montou” uma farsa sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, ao exibir imagens e depoimento em que uma Curitibana teria de permanecer nos Lençóis passando por todo tipo de privação, já que não existiria banheiro e nem energia elétrica e onde se dorme em redes ao relento.
Acontece que nos Lençóis existem pelo menos dois hotéis de categoria cinco estrelas, tipo resort, além de energia elétrica e banheiros em abundância.
A mesma reportagem levou um baiano para uma cidade da Região Sul, que foi colonizada por imigrantes alemãs e aí foi só imagem bonita, danças típicas, fartura e gente alegre, de bem com a vida.
Pode parecer apenas uma situação normal, não fosse a mensagem subliminar que destaca a beleza e boa vida no Sul e a extrema pobreza do Nordeste, e nenhuma das duas situações são verdades absolutas.
Prestem bem atenção nesse quadro que terá continuidade no próximo domingo e façam suas próprias observações.
EM TEMPO: O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses de fato é habitado por algumas colônias de pescadores que vivem de forma rudimentar, mas os turistas, em especial os do Sul e Sudeste, são muito bem acomodados nas várias pousadas e hotéis de luxo, desfrutando nos Lençois apenas o que há de bom: uma natureza exuberante e inusitada, além de cascatas de camarões, servidos de forma abundante e a preços baixos.
Aqui, destaquei apenas os primeiros hotéis encontrados na pesquisa Google:
Nenhum comentário:
Postar um comentário